O treinador e atleta Kaká, responsável pelo treino da atleta Aline Barreto, deu várias dicas para a realização daquele que, segundo ele, é o melhor exercício para construir glúteos. Segue as dicas:
O afundo trabalha toda a face anterior da coxa, toda face posterior e toda a parte interna da coxa, que serão fortemente ativados, tornando-o um poderosíssimo exercícios construtor de membros inferiores.
Durante a execução do exercício, o ideal é treinar até o máximo em cada um dos dois lados do corpo. Por exemplo: Se você executou 8 repetições máximas no lado esquerdo isso não quer dizer que você terá que executar 8 repetições no lado direito. É só treinar no máximo no lado direito também. Se acontecer passar ou não conseguir alcançar as 8 repetições, não tem problema. Isso não promoverá assimetria muscular.
Outra dica muito importante é dar um descanso de aproximadamente uns 30' segundos antes de executar o outro lado. Isso é uma regra fisiológica para esse exercício.
Por exemplo: Se no lado esquerdo você foi no máximo de verdade, você com certeza terá um desgaste muito grande e perderá rendimento no lado direito. Então não fiquem preocupados, dê um descanso curto para poder treinar com uma boa intensidade nos dois lados.
Por isso que muita gente fala que um lado é muito mais fraco que o outro. Logicamente que algumas pessoas têm mais força ou no lado direito ou esquerdo, mas na maioria dos casos é porque perdeu muito rendimento.
Outra dica importante: A força é na perna da frente, não é para fazer força com a perna de trás.
Confira o vídeo da atleta Aline Barreto executando o exercício sob a supervisão do seu treinador Kaká: