Há inúmeras marcas de suplementos no mercado, e uma variedade incrível de proteínas, tanto do soro do leite (whey protein) quanto da carne. E já ouvimos falar de tudo, não é mesmo? Com certeza você já ouviu falar de uma pessoa que a proteína da carne era melhor, e de outra, que o whey protein é melhor, todas com as suas razões e convicções.
Mas afinal, qual é a melhor? Qual é o tipo de proteína, entre estas duas, que vai trazer mais benefícios?
Sobre a proteína da carne, foram, e são feitas, afirmações como “350% mais concentrado que um bife”, afirmações que fazer deste tipo de produto um substituto de sucesso do Whey Protein. As marcas de suplementos conseguiram convencer muitas pessoas de que a proteína de carne é melhor que whey protein, mas agora está na hora de você saber o porque isto não é verdade, graças ao seu valor biológico e aspectos nutricionais!
A informação mais disseminada sobre a carne é de que ela é uma das melhores proteínas existentes naturalmente, e talvez por esta razão que as pessoas tenham a ideia de que os suplementos de proteína de carne também são igualmente excelentes fontes proteicas, julgando que eles são feitos a partir das melhores partes do animal. No entanto, isto não é bem assim!
Falta o aminograma
A diferença da qualidade da proteína da carne em relação ao Whey Protein começa com o fato de os suplementos da carne em 99% das vezes não divulgarem o aminograma, que é aquela tabela que indica todos os aminoácidos presentes em determinado suplemento proteico, bem como as quantidades associadas a cada aminoácido.
O Whey Protein é comprovadamente bom devido ao seu excelente aminograma, pois contém todos os aminoácidos essenciais, especialmente BCAAs, em quantidades elevadas. Qualquer marca que saiba que está fazendo uma proteína de qualidade divulga a quantidade de BCAA. Uma boa quantidade de aminoácidos essenciais (especialmente BCAAs) determina a qualidade de um bom Whey.
O fato de os suplementos de proteína de carne esconderem o seu aminograma acusa que eles não são assim tão interessantes quanto parecem. Se o aminograma das proteínas de carne fosse mais interessante que o aminograma dos suplementos de whey, ele seria amplamente revelado e divulgado.
Suplementos de proteína da carne contêm gelatina hidrolisada
Seria interessante os suplementos de proteína de carne serem feitos a partir do peito do frango ou de partes nobres do boi, no entanto, a proteína é extraída de partes menos interessantes do animal. Se não fosse assim, os suplementos de proteína de carne seriam economicamente inviáveis para as empresas de suplementos.
É aqui que se encontra outro ponto desfavorável nestes suplementos: a gelatina hidrolisada. Se olharem para o rótulo da maioria dos suplementos deste tipo, repararão que a fórmula contém proteína extraída da gelatina. A gelatina é uma fonte proteica de baixo valor biológico e nada interessante para o ganho de massa muscular.
Se olharmos para os aminoácidos presentes em 100g de gelatina constataremos que:
- O aminoácido essencial triptófano é inexistente.
- Os aminoácidos essenciais histidina e metionina estão presentes em quantidades quase nulas.
- Os aminoácidos essenciais leucina, isoleucina, valina, fenilalanina e treonina estão presentes em quantidades muito baixas.
Como vêem, por mais hidrolisada que seja a gelatina, ela não é nada interessante para quem quer ganhar massa muscular.
Há indícios que fazem crer que a gelatina hidrolisada é o ingrediente principal neste tipo de produtos (além, claro, o aspecto econômico. O bife é caro, a gelatina é super barata). Vamos comparar o aminograma da gelatina (à esquerda) com o aminograma do 100% Beef Aminos da Universal, um suplemento de aminoácidos extraídos da carne:
Como pode-se ver, as semelhanças entre o aminograma da gelatina e o aminograma do produto são gritantes. Na maior parte dos aminoácidos, as diferenças são inferiores a 20%, levando-nos a concluir que estamos olhando para um produto feito basicamente de gelatina hidrolisada, com algumas quantidades levemente elevadas para formar um produto mais interessante.
O produto Carnivoro Beef Protein Isolate divulgou seu aminograma e passa uma ideia do aminograma de um suplemento de proteína de carne. Vamos compará-lo com dois suplementos de whey bastante populares: o Elite Whey Protein (Dymatize) e o 100% Whey Gold Standard (Optimum Nutrition):
Se analisarmos somente os aminoácidos essenciais (assinalados em vermelho), verificamos que o suplemento de carne apenas contém uma maior quantidade de triptofano em relação aos suplementos de whey. Todos os restantes aminoácidos essenciais estão presentes em quantidades maiores nos suplementos de whey.
E reparem que a quantidade da dose do Carnivoro é superior à dose dos outros dois suplementos. Estamos comparando 40g de Carnivoro com 33g de Elite Whey Protein e 31g de 100% Whey Gold Standard. Mas mesmo assim os suplementos de whey batem a proteína de carne. Se comparássemos os 3 suplementos nas doses de 100g, o suplemento de carne ficaria ainda mais banal.
Confira a primeira matéria que lançamos sobre o assunto: Proteína de Carne não é melhor que whey protein. Adaptado de Tafitness.