Cada mulher tem suas próprias razões para se exercitar. Mas, não importa qual for o seu objetivo, você deveria estar fazendo esse exercício!
Declarar que um exercício é tão importante para cada uma das mulheres é algo audacioso de se fazer, mas este é realmente importante. Não apenas o exercício tem que trazer benefícios incríveis, mas também deve agradar uma diversidade enorme da população e ajudar para atingir diferentes objetivos de treinos. Ele tem que auxiliar a mulher a atingir o seu objetivo final, seja perda de gordura ou ganho de massa muscular, e até a ser melhor em outros esportes.
E qual exercício poderia trazer todos esses benefícios? É o agachamento, é claro!
Não estamos necessariamente falando do agachamento tradicional, livre, com a barra nas costas, mas ao invés disso, queremos que você pratique e melhore o movimento antes de chegar no exercício avançado. A variação específica que cada uma faz depende de sua mobilidade, biomecânica, e até do equipamento disponível na academia.
E enquanto agachamentos com o peso do corpo são ótimos, aprender a agachar usando pesos e com progressão pode fazer um agachamento ainda melhor.
O que tem de tão especial no agachamento?
O agachamento é importante para todas as pessoas, pois é o um dos exercícios mais funcionais que existem. Sabemos que a palavra "funcional"é jogada aos quatro cantos indiscriminadamente, e regularmente para descrever coisas que não são tão funcionais assim (agachar em cima de uma bola não deveria ser considerado funcional, mas sim, perigoso). Então vamos decifrar este termo.
O que é mais funcional do que a habilidade de ficar de pé? O que é mais funcionar do que a capacidade de levantar de uma cadeira, sair do carro? O agachamento treina os movimentos que executamos no nosso dia a dia. Claro, você consegue fazer essas coisas e nunca tocar em um halter, mas você fará com mais segurança e eficiência se você executa exercícios que o tornam mais forte nestes movimentos básicos. Pegar uma criança no colo, levar as compras, mover objetos pesados, também são mais eficientemente realizados por aqueles que fazem agachamento.
O agachamento também é um excelente construtor muscular para membros inferiores. Um agachamento feito corretamente com boa amplitude de movimento é ótimo para seu quadril, quadríceps e glúteos. Faça corretamente e trará benefícios também para os seus joelhos e sua postura. Treine frequentemente para melhorar sua performance, e ele também moldará todo o seu corpo.
O agachamento te faz mais forte da cabeça aos pés, como nenhum outro exercício. Ganhar força é divertido, faz bem, melhora a auto estima, e é algo que todas as mulheres deveriam fazer.
A variação do agachamento que qualquer um pode fazer
Mas nem todos consegue fazer uma série corretamente, de maneira segura e/ou confortável com a barra nas costas. Algumas pessoas tem problemas nos ombros, costas, quadril ou joelhos que as impedem de executar o movimento sem que sintam dor ou desconforto.
É por isso que as variações do agachamento são tão úteis! Você pode continuar treinando o movimento apropriadamente, mas não tem que se preocupar com dor ou com ter o equipamento adequado.
Agachamento Goblet no banco ou na caixa
Essa é uma variação que praticamente qualquer um conseguem fazer. Use uma caixa, ou um banco, para agachar corretamente até onde você consegue. Enquanto você progride durante as semanas, vá diminuindo a altura da caixa, pegando bancos cada vez menores, até conseguir agachar e os joelhos passarem dos 90º.
O melhor desse agachamento? Você pode usar qualquer coisa como peso. Claro, halteres e kettlebells são práticos e ótimos, mas qualquer coisa serve. Então você pode fazer até em casa.
Quer dificultar? Tente não sentar no banco quando descer, apenas levemente encoste e suba. Com o tempo, você pode ficar 2 ou 3 segundos parada quase encostando no banco, antes de subir novamente. Pode ser realmente desafiador!
Com o tempo, retire o banco/caixa e faça o movimento de maneira livre.