Cada vez mais mulheres estão procurando as academias para praticar lutas! As aulas de boxe, muay thai e jiu jitsu estão cada vez mais populares entre elas. Foi-se o tempo em que estas eram atividades exclusivamente masculinas, e as mulheres agora estão também colhendo todos os benefícios que essas atividades trazem.
No boxe há muita movimentação, e isto favorece muito os músculos dos braços, das pernas e do abdômen - que é um dos maiores benefícios, ajudando também a afinar a cintura. O boxe faz com que a barriga fique contraída o tempo todo, com isso, a rotação do tronco para os lados dará um ótimo resultado estético e melhorará a postura.
E se engana quem pensa que a aula se resume aos socos: o treino de preparação já trabalha muito as pernas, já que envolve saltos e cordas.
No boxe não há exercícios com carga – em compensação, são feitas muitas repetições. Isso proporciona aumento da resistência e definição corporal, em vez de estimular o aumento de músculos.
Portanto, fique tranquila: você vai ficar com o corpo musculoso apenas se combinar essa modalidade com a musculação intensa, ou seja, só vai ganhar massa muscular se quiser!
E então, pronta para colocar a atividade que gasta de 600 a 1200 calorias na rotina de exercícios? Confira os benefícios que o boxe pode trazer para você:
É um treino completíssimo

Mantém o coração saudável
O boxe vai deixar o seu coração 100% porque também é um exercício aeróbico. A prática de boxe mantém o nível de batimentos regular entre 75% e 85% da frequência máxima, taxas recomendadas para quem se exercita. Com o aumento da frequência cardíaca, você fortalece os músculos do coração e diminui as chances de desenvolver complicações, como ataques cardíacos e derrames.
Te dá mais resistência
Para tirar o proveito máximo do seu exercício físico, é preciso trabalhar o ritmo cardíaco e uma certa variedade de movimentos do corpo. O boxe feminino combina as duas coisas: é um exercício entre 70 e 80% anaeróbico e entre 20 e 30% aeróbico. Mas o que isso quer dizer? É um esporte que exige mais dos seus músculos, o que vai estimular o aumento da sua resistência, da massa muscular e do metabolismo, sem deixar de cuidar da sua saúde cardiovascular.
Gasta muitas calorias
Uma hora de treino de boxe queima entre 600 e 1200 calorias, dependendo da intensidade dos movimentos.
Queima as gorduras da barriga
Com o boxe, você acaba também com a gordura visceral, que é aquela que fica por trás da parede abdominal, que em grande quantidade pode ser um fator de risco para o desencadeamento problemas de saúde, inclusive cardíacos. Por isso, o foco em se livrar dela é incrivelmente importante.
Fortalece seu corpo de todas as maneiras
Mais importante do que a queima de gordura é o treinamento de força para aumentar a velocidade, resistência e manter seu corpo em ótima saúde. O boxe é o exercício perfeito para alcançar absolutamente todas essas coisas.
Eleva a autoconfiança
Dar socos como na aula de boxe faz o corpo liberar muita endorfina – o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. A evolução da saúde na prática e os resultados visíveis dos treinos vão ajudá-la a ter mais confiança em si mesma.
Acaba com o stress
O boxe pode ser surpreendentemente terapêutico. Pesquisas mostram que o boxe ajuda a aliviar o estresse físico e mental, diminui os hormônios do estresse, como o cortisol, e aumenta as endorfinas, que são os produtos químicos responsáveis pela sensação de bem-estar do seu corpo, melhorando o humor.
Tonifica o corpo de um jeito muito impressionante
Como o boxe é um treino altamente repetitivo, o resultado é tônus muscular em vez de estimular a construção de muito mais massa. O boxe não vai fazer você ficar mais forte.
Dá para treinar em qualquer lugar
Para praticar boxe, não é preciso estar no ambiente da academia. Você pode praticar socos no espelho, pular cordas, comprar um par de luvas e quem sabe, até um saco de pancadas para ter em casa.
Fontes:
http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/15130-conheca-sete-lutas-que-transformam-o-corpo-feminino
http://www.taofeminino.com.br/fitness/boxe-feminino-s1159673.html
https://www.portalvital.com/saude/fitness/boxe-feminino-o-esporte-nota-10