A nutricionista esportiva Carol, responsável pelos vídeos "Nutri Responde", responde à uma série de dúvidas dos seus seguidores sobre alimentação e ganho de massa muscular.
Não tenho condições de comprar suplementos. Que alimentos posso usar para substituir?
Segundo a Carol, alguns suplementos a gente consegue substituir com a alimentação. Por exemplo, o Whey Protein - não necessariamente você precisa tomar whey protein para ter um resultado legal. Você consegue substituir essa proteína do leite ou da carne com ovos, com carne magra... então não necessariamente é primordial gastar/investir o dinheiro em whey protein.
Mas por exemplo, a creatina, é um suplemento que 99% das pessoas não conseguem suprir só com a alimentação. Ela existe em altas concentração na carne vermelha, e as vezes não conseguimos comer uma grande quantidade deste alimento (sem falar nos vegetarianos né?) que dê ao corpo a quantidade necessária para absorver uma boa quantidade de creatina.
O que ela quer dizer é que dá para suprir alguns suplementos com a alimentação, e outros não, sendo a creatina um exemplo destes que não é possível substituir.
Outro exemplo são os termogênicos. Existem termogênicos naturais como canela, gengibre, cafeína pimenta, mas nem sempre conseguimos fazer uma termogênese/queima de gordura tão grande com estes alimentos. Daí precisamos de algo mais forte, como um termogênico que tenha, por exemplo 300mg de cafeína, e outras combinações.
Então depende do estágio que você está da dieta e de quanto você tem para investir. Se você não tem muita grana para investir, investe nos suplementos que não é possível suprir com a alimentação, como termogênico, creatina, glutamina... Dependendo da fase da dieta e da quantidade de carboidrato que você está consumindo, um BCAA também funciona.
Analise sempre em qual fase da dieta você está antes de investir em suplementos.
Se preferir, assista ao vídeo: