Quantcast
Channel: Mulher Malhada
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1441

Doces também podem ser alimentos funcionais! Conheça 10 mitos e verdades

$
0
0
Você sabia que pode incluir doces na dieta e eles podem fazer super bem para a sua saúde? É só escolher doces funcionais! Confira 10 mitos e verdades sobre eles e tire suas dúvidas sobre estas delícias saudáveis!


O chocolate amargo é funcional e traz benefícios para a saúde do que o chocolate tradicional

Verdade. Os antioxidantes do cacau proporcionam excelentes benefícios para saúde como, por exemplo, a saúde cardiovascular, a cerebral, a respiratória; auxiliam no desempenho da atividade física; e melhoram o humor, pois aumentam a produção de serotonina, o neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar. Já a presença de lácteos anula a eficiência dos antioxidantes do cacau, por isso, um chocolate amargo sem leite é o ideal para quem procura os benefícios do cacau.

Doces funcionais engordam

Mito. Mas só quando se trata de uma formulação sem açúcar, sem glúten, sem lácteos e consumidos com moderação. É imprescindível que o consumidor avalie a lista de ingredientes além da tabela nutricional. Não basta o produto ser diet ou light, ele precisa realmente ter os ingredientes necessários para que possa condizer com um produto saudável e nutritivo.

Substitutos do açúcar são bons para quem está de dieta

Verdade. Mas, vale a pena ressaltar que é importante verificar a composição, pois muitos são a base de carboidratos simples ou até mesmo de adoçantes artificiais, que proporcionam malefícios à saúde. 


Os doces funcionais são destinados a diabéticos e intolerantes

Parcialmente verdade, pois muitos deles são destinados à este público, porém não são apenas indicados para diabéticos e intolerantes. Vale reforçar que, para estes públicos, os produtos devem ser realmente isentos de açúcares e lactose. É sempre importante verificar se os ingredientes atendem a cada público, pois alguns podem ter a presença de ingredientes que podem prejudicá-los indiretamente.

Não há restrições para o consumo de doces funcionais

Mito, pois, como todo alimento, o funcional também deve ser consumido de acordo com a necessidade nutricional e a individualidade bioquímica de cada consumidor.

Comer doce funcional todos os dias, após o almoço, faz bem à saúde

Mito. Depende da composição nutricional do produto. Um produto funcional irá proporcionar sim benefícios à saúde do consumidor, porém, vale lembrar que os ingredientes sempre devem ser avaliados de acordo com a necessidade e a individualidade bioquímica de cada um.

Pasta de amendoim é sinônimo de gordura corporal


Mito, pois a pasta de amendoim pode proporcionar inúmeros benefícios pelos seus ingredientes, como a proteína, por exemplo. Vale ressaltar que a gordura presente é de origem benéfica e auxilia até mesmo na questão de saciedade e na eliminação de gordura corporal.

Doces funcionais só servem para quem faz academia

Mito, servem para todas as pessoas que priorizam o cuidado com a alimentação e a saúde de modo geral.

Os principais benefícios dos doces funcionais são fibra e colágeno

Mito, diversos ingredientes e fitoquímicos podem tornar um alimento funcional.

Doce funcional é light / diet


Mito, nem todos são. É importante avaliar a lista de ingredientes, para confirmar se realmente é um produto isento de açúcar, glúten e/ou lactose.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1441